terça-feira, 24 de março de 2020

Sua excelência, o Presidente Falador.

"Pense, respire, fale. - quão poucos PENSAM!"

24 de março de 2020. Estamos vivendo a tensão da espera do que virá em relação ao Corona Vírus, o Covid-19.

O Mundo está lidando com esta grave crise de saúde pública, já classificada pela OMS - Organização Mundial de Saúde como uma PANDEMIA.

Então, neste cenário, o nosso ilustre presidente da República Federativa do Brasil, Sr. Jair Messias Bolsonaro, em cadeia de rádio e televisão resolve falar à nação para, digamos, acalmar o povo.

Antes houvesse calado-se, como bem disse o rei Juan Carlos de Espanha ao então presidente Venezuelano Hugo Chávez, durante a XVII Conferência Ibero-Americana, realizada na cidade de Santiago do Chile, no final de 2007.

¿Por qué no te callas?

Antes que comecem a me chamar de esquerdista ou direitista ou centrista ou qualquer adjetivo de quem, na falta de argumentos, prefere lançar mão de qualquer frase feita, é importante dizer que VOTEI no Bolsonaro para presidente. 

Quero o melhor para o meu país e para todos nós que nele vivemos! Votei no Bolsonaro, SIM, como já havia votado em Dilma e Lula, não pelos partidos ou ideologia, mas por pensar ser, naquele momento, pelas propostas que apresentaram e pelos outros candidatos, as melhores alternativas.

Por isso, embora não esteja nada feliz com este presidente - mas nada mesmo - continuo torcendo pelo sucesso da sua gestão e que, para isso, ele aprenda a falar menos e agir mais, ouvindo os que são especialistas em suas áreas, neste particular, o seu até agora centrado Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Mas aí, quando parece que ele está indo razoavelmente bem (na gestão da crise especificamente), me vem um discurso totalmente equivocado deste. 

Contrariando tudo o que especialistas e autoridades sanitárias do país e do mundo inteiro vêm pregando como forma de evitar que o novo coronavírus se espalhe, ele diz:
"O vírus chegou, está sendo enfrentado por nós e brevemente passará. Nossa vida tem que continuar. Os empregos devem ser mantidos. O sustento das famílias deve ser preservado. Devemos sim voltar à normalidade. Algumas poucas autoridades estaduais e municipais devem abandonar o conceito de terra arrasada, a proibição de transportes, o fechamento de comércios e o confinamento em massa. O que se passa no mundo tem mostrado que o grupo de risco é o das pessoas acima dos 60 anos. Por que fechar escolas?"
Será que ele tem a fórmula da cura e ninguém mais no mundo, onde milhares de vidas estão sendo ceifadas, não a tem? 

Ou apenas foi uma verborragia solta, sem pensar mesmo? Ou até pensa que pensou, mas resolveu contrariar os próprios auxiliares do seu governo?

Honestamente não sei a resposta, mas posso fazer algo sobre este meu candidato eleito: Pedir-lhes perdão, pois votei nele e rogar que, contrariando-o, FIQUEM EM CASA. 


7 comentários:

  1. Muito honesto o seu artigo, Paulo. Se a corrupção causa mortes, neste caso, dizer bobagens pode ser ainda mais danoso. Milhões podem morrer por uma parte da população se inspirar nas atitudes do nosso presidente e não levare a sério a ameaça do coronavírus.

    ResponderExcluir
  2. Na casa dessas crianças, será que não tem idosos ou pessoas do grupo de risco? e não é uma gripezinha, e sim um vírus que já tirou inúmeras vidas...ele é eternamente sem noção, não votei nele, sempre achei ele um sem noção em seus debates....#QueDeusnosprotejanessapandemia

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, vejo que criticar, é muito fácil, mas ninguém teve peito para fazer o que ele fez, se ainda passamos por situações difíceis, será que somos acomodados?

    ResponderExcluir
  4. Amigo, por conta de um país sem memória história, ataca-se as gestões anteriores para balizar o atual (começaram a fazer as contas do porto de Cuba e quantos hospitais dariam para fazer), o que não entendem é que isso no momento não importa, todos estamos neste barco Brasil e no momento ele tem que estar atracado, esperando a ciência (veja só a malfalada ciência de nossas universidades) nos ajudar e criar maneiras para voltarmos às vidas normais. Também penso se o presidente está só, porque se um verdadeiro amigo tiver a oportunidade de ler os pronunciamentos e não fosse doente, diria: Presidente, o que o seu ministro da saúde está dizendo a respeito mesmo??

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, Paulo! Muito bom o artigo. Como disse o jornal suíço, " o idiota mais perigoso do mundo!" Não sabe o que diz, não sabe o que fala. Atropela providências sérias e se mete em todas as quirelas que não deveriam ser da conta do representante máximo da nação. Sinceramente, confio na Espiritualidade que, certamente, teve seus motivos pra tudo isso. Na ciência, que só evolui mediante as adversidades, e na sensatez e bom senso das pessoas para se e preservarem os outros. Qdo levantamos o histórico dos vírus durante toda a história da humanidade, principalmente a mais recente, sabemos esse é mais um aprendizado. E vai passar. Tudo passa sob o sol.... obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Não votei nesse presidente,mas depois de ele eleito desejo sempre que faça melhor,mas parece que ele não consegue se equilibrar desde momento que entrou vivi de polêmicas,uma atrás da outra ,ele parece confuso em suas ideias e decisões, tenho rezado pra ele ,fazer o melhor, penso o que o silêncio do ministro da saúde está sendo muito importante nesse momento ele sabe o que tá fazendo,mas só orando muito pra Bolsonaro nesse momento tão difícil que possa aprender ter sabedoria,pois tem muito seguidores que segue seus exemplos , principalmente idosos,que Deus abençoe sua mente seu cérebro ,para que ele acorde e veja o que estamos vivendo , obrigada pela oportunidade

    ResponderExcluir
  7. Votei no Presidente e ainda acredito que era a melhor opção. De fato o discurso distoou totalmente do que se espera e o bom senso pela vida, o respeito pela vida deve prevalecer. Após 1 semana de paralisação, o que deve ser feito de fato é a reavaliação das atividades essenciais como logística, fábricas etc para não haver desabastecimento de alimentação e suprimentos para a saúde. Estou muito contente com o posicionamento do ministro da saúde até ontem, 28/03, ponderado e neutro em relação a ideologia política. Ao nosso presidente, as vezes recuar e deixar os técnicos trabalharem é um ato de inteligência, estratégia e grandeza. Por mais que oponentes venham tirar proveito do caos econômico, mas o governo já começou a sinalizar as ações necessárias para mitigar o estrago financeiro, social etc. Mais felicidades nas ações do nosso presidente.

    ResponderExcluir