segunda-feira, 2 de abril de 2018

As Vendas e o Ovo de Colombo

Você conhece a famosa história sobre o “Ovo de Colombo”?


Aos que não a conhecem, resumidamente trata-se de uma narrativa metafórica que conta sobre a descoberta das Índias pelo navegador italiano Cristóvão Colombo.



Foto: João Paulo, Big John, Pacto.
Em 1942 Cristóvão Colombo, navegador italiano, recebeu o apoio do Rei e Rainha da Espanha para fazer uma viagem pelo Oceano Atlântico, tentando chegar ao Continente Asiático. Partiu do Porto de Palos, Espanha e, em 12 de outubro do mesmo ano, aportou na Ilha de San Salvador (Bahamas), pensando ter alcançado as Índias.

De volta à Espanha, o navegador passou a ser admirado por muitos e invejado e criticado por outros que alegavam ter sido tal feito algo muito simples de realizar. Bastava que qualquer outro navegador tivesse percorrido ao acaso aquele caminho e descobriria o Novo Mundo. Não precisava ser nenhum gênio para fazer isso.

Ao participar de um banquete organizado pelo Cardeal Mendoza, Colombo foi questionado sobre a descoberta das novas terras e perguntado sobre a possibilidade de outro ser capaz de fazer o mesmo se ele não o tivesse feito.

Colombo então pediu a atenção de todos os presentes, apresentou um ovo e propôs que alguém colocasse o mesmo em pé… muitos tentaram, mas ninguém conseguiu encontrar uma solução para equilibrá-lo.

Cristóvão Colombo tomou então o ovo, bateu delicadamente uma das extremidades contra a mesa deixando a casca achatada e colocou assim o ovo em equilíbrio, de pé. Vendo isso todos alegaram que essa solução era fácil e simples demais e qualquer um poderia fazer o mesmo.

– Assim foi com a descoberta do Novo Mundo, retrucou Colombo. Todos poderiam ter feito o mesmo, se antes tivessem tido a ideia e a capacidade de colocá-la em prática! [1]
Segundo consta, este episódio não aconteceu com Colombo, mas sim com o arquiteto e também italiano, Filippo Brunelleschi (1377-1446), autor da cúpula da catedral de Florença que, quando questionado por outros arquitetos sobre a impossibilidade de fazer a grandiosa obra, inspirada no Panteão Romano, redarguiu com a já dita proposta do Ovo em Pé.

Em resumo a história, aparentemente, não aconteceu com Colombo, mas contado por ele ou por seus contemporâneos, ganhou força como sendo de sua autoria e chegou aos dias de hoje como "O Ovo de Colombo!"

Bom! E o que isso tem a ver com as metas do comercial?

Foto: João Paulo, Big John, Pacto.

Os resultados das vendas, ou seja, as metas batidas são sempre, como o próprio nome diz, RESULTADOS, mas não de uma liderança específica, nem somente de um departamento e sim de uma coletividade que, dentro de um contexto, através de processos bem estabelecidos, motivação, resiliência e muita obstinação, superam-se para alcançar os números desejados, primeiro por eles mesmos, sem o qual não os alcançariam, depois pela empresa.

Em relação ao departamento comercial, especificamente, esta premissa é ainda mais verdadeira.

Os números são alcançados porque primeiramente as pessoas que compõem o time, acreditam que são capazes e que a Meta é possível. Depois, claro, outros fatores podem ajudar com este objetivo, um deles, a liderança.

Aliás, sobre este departamento, cuja gestão há pouco mais de um ano assumi, cabem algumas considerações sobre as mudanças que implementamos e os resultados que estamos tendo, como o de março, um Marco Histórico na Pacto.

Aqui estamos como timoneiros, fazendo pequenos ajustes no curso da nossa Nau, preservando a embarcação.

Neste pouco mais de um ano, trocamos quase toda tripulação, sendo que alguns pediram para deixar-nos, não concordando com os rumos da mesma  ou vendo no mercado possibilidades melhores do que aqui teriam – algo absolutamente normal, outros não adaptaram-se ao que queríamos, sendo então de nossa decisão trocá-los e, além disso, gente nova, para novos processos, vieram compor nossa tripulação, já que as metas eram cada vez mais ousadas e precisaríamos de “gente nova no barco”.

Claro que ao longo do processo, nada simples como escrever estas mal traçadas linhas, muitos “piratas” surgiram querendo afundar e saquear a embarcação. Alguns, arvorando-se como os “sábios”, julgando-se detentores de longa experiência, não pararam para pensar que o que aprenderam no passado, ou o que deram-lhe resultados até então, não seriam suficientes para os novos mares a serem navegados a partir de agora.

Felizmente outros tantos somaram-se à embarcação, dos diretores aos vários departamentos e pessoas da empresa, juntos, trabalhando em prol dos resultados que temos hoje.

E os resultados são incontestáveis: nunca chegamos aos números de vendas deste momento. Nunca vendemos tanto em nossa história! Em relação a 2016 mais que dobramos os resultados e, neste março de 2018, chegamos perto do triplo da média de vendas de 2016, ao mês, chegando às incríveis 50 (cinquenta) novas contas.

"Eu disse 50 - cinquenta - contas novas!"

Não é vaidade de um ou de outro, não é querer confetes, nada disso. Trata-se de uma evidência de um resultado acima da média.

E tudo isso tem uma explicação, talvez mais que outras: temos um time trabalhando juntos com os mesmos objetivos. Todos com o que podemos chamar de sangue nos olhos, todos com muita vontade e uma inconfundível paixão por vendas!

Foto: João Paulo, Big John, Pacto.
Claro que ainda vão surgir quem diga que "colocar o ovo em pé" é simples. São as mesmas pessoas que não tentaram nada, até ver como se faz e, ainda assim, ouso dizer que mesmo sabendo como fazer, poucos vão conseguir "copiar" e fazer. Porque mais que técnica para se vender é preciso paixão e um pouco de loucura, para ter sucesso em vendas.

Aqui sim, estamos construindo uma Máquina de Vendas! E esta máquina, pretende-se, irá navegar por mares nunca antes navegados.

Alguém duvida?

Paulo de Tarso F Castro.
Gerente Comercial Nacional - Pacto Soluções
Goiânia - GO - Brasil



10 comentários:

  1. Parabéns ao time, 50 contas novas, que excelente. O sucesso do time comercial representa pros outros departamentos alegria geral e aumento de responsabilidades. Valeu Paulo, ótimo texto!

    ResponderExcluir
  2. Feliz em testemunhar este crescimento e fazer parte desta nova era da Pacto.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! E que não se assustem, pois iremos muito mais longe... Aqui é Comercial!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo artigo, trás reflexão de peso .

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Paulo, sabemos que este mar esta com ressacas bravas nos últimos tempos. Por isso a embarcação que tiver com a tripulação mais preparada e com o mesmo norte, sempre venceram.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Paulo, sabemos que este mar que navegamos está com ressacas bravas por isso temos que ter embarcação e tripulações fortes e alinhadas para vence-la.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Paulo. Ótimo texto para a vida.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Paulo. Sucessos!! Gratidão pelo compartilhar do conteúdo!

    ResponderExcluir
  9. Estamos juntos nesse barco e remando na mesma direção! Parabéns!

    ResponderExcluir